terça-feira, 24 de março de 2009

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2009


Da nossa história de sete anos de actividades o Colectivo Germinal guardou uma reserva própria de afectos, motivações, ideias e temas. Nos próximos dois anos queremos assumir essa nossa natureza e realiza-la. Dos pontos fundadores da nossa Plataforma Associativa – Protecção da Natureza, Ecologia Social, Acção Criativa, Intervenção Cultural – queremos fazer a nossa forma de estar, viver, sonhar, amar.

A nossa primeira resposta à crise do modelo social mercantilista, predador dos indivíduos, do ambiente, das relações pessoais e sociais, é crer que são realizáveis os nossos desejos, que imaginar e sonhar é já criar, e saber que enquanto pessoas e Colectivo Germinal manifestamos a consciência criativa e sanadora da Mãe-Terra e do Universo.

Para a realização da nossa visão, para a realização do projecto do Germinal consideramos que nos próximos dois anos será necessário construir o Colectivo com uma presença descentralizada, dando prioridade à cidade de Coimbra, multiplicando o número de associados, colaboradores e projectos. É com a atenção nesses objectivos que durante o próximo ano procuraremos realizar a totalidade ou dar inicio às seguintes acções:

Queremos organizar em torno dos órgãos sociais um núcleo que seja o coração do Germinal, que assegure a continuidade e a coordenação do trabalho associativo e obtenha a eficácia administrativa e fiscal. Que dê continuidade ao trabalho de divulgação e comunicação pela internet, eventualmente criando um site, edite um fanzine e meios de propaganda em papel, que realize materiais e acções de angariação de fundos, que dê ênfase ao recrutamento de mais associados.

Queremos ver progredir o Germinal pelo desenvolvimento dos Grupos de Projecto do Artes da Lua d’Outono e Floresta Mãe, que deverão receber o apoio que possamos transmitir. Igualmente sentimos que a nível colectivo temos necessidade de aprofundar ideias e conceitos acerca dos princípios, objectivos, motivações, métodos de intervenção e organização com que nos movemos, reflectindo sobre eles e tornando público o fruto dessa reflexão através da redacção de um manifesto do Germinal.

Queremos criar centros de actividade do Colectivo, promovendo a criação de um local em Coimbra, uma comunidade auto-sustentável, novos e diferentes locais para reflorestação.

Queremos continuar a manter a prática de agir em resposta a propostas e solicitações que nos sejam dirigidas, intervindo em debates, participando em acções, estando onde nos procurarem.

Presalves, Fevereiro de 2009

Sem comentários: