quarta-feira, 11 de março de 2009

Palheta Bendita

Construção e Execução de Instrumentos Tradicionais em Santo Tirso
A Associação Cultural Tirsense organiza, uma vez mais, a quarta edição do Palheta Bendita, a 13, 14 e 15 de Março na Escola Secundária Tomaz Pelayo.
O evento abrirá na sexta-feira dia 13 de Março com uma “Jam Session” no Barmali, na praça Largo Coronel Baptista Coelho, no centro da cidade.
No sábado e domingo, dias 14 e 15, decorrerão oficinas de execução musical com Manuel Meirinhos, dos Galandum Galundaina, na flauta pastoril, Leonor Narciso no canto e adufe, e com Toni das Gaitas nas brincadeiras musicais circenses e na gaita-de-fole com o gaiteiro tirsense António Melro.
Simultaneamente decorrerá uma oficina de afinaç&atil de gaitas-de-fole (com a galega Maria Xosé Lopez, do mítico colectivo galego Múxicas) e a oficina “Imaginar com Pasta de Papel”, com Raquel Marques, direccionada a miúdos e graúdos.
Uma vez mais direccionado para a construção de instrumentos tradicionais, nos dias 14 e 15, os participantes terão a oportunidade de aprender a construir flautas da serra do Marão com o senhor Manuel Moinhos-Novos , agricultor, moleiro e pastor do concelho de Baião, e gaitas-de-fole em cana com Alberto Baptista, de Aveiro.
Uma mostra de instrumentos tradicionais com vários construtores do país (gaitas-de-fole, adufes do Paúl, aerofones, cordofones e percussões) estará patente durante todo o fim-de-semana e, no sábado dia 14, pelas 18h30m, decorrerá a palestra «História e Construção da Viola Dedilhada» com o Eng.º Joaquim Capela.
No mesmo dia à noite, na sede da Associação dos Amigos do Sanguinhedo, decorrerá um jantar convívio entre os participantes aberto a todos os que se queiram associar à festa que prometerá muita música.
Programa e informações em WWW.PALHETABENDITA.NET

Sem comentários: