quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sobreiro Árvore de Portugal

PROTEGER O SOBREIRO, PROTEGER E ACARINHAR A NOSSA FLORESTA


O Colectivo Germinal apoia e associa-se à campanha lançada pela Associação Transumância e Natureza e pela Árvores de Portugal para a consagração do Sobreiro como a Árvore Nacional de Portugal.

Embora sendo o Sobreiro uma espécie já protegida, esta campanha fará todo o sentido se servir como meio de sensibilização para a importância do montado e das espécies autóctones para a preservação e recuperação da floresta e da biodiversidade no território de Portugal.

A esta campanha, que tudo faremos para que tenha êxito num curto espaço de tempo, deverá ser dada continuidade com outras acções que implementem a protecção de espécies florestais em risco, como por exemplo o Teixo ou o Azereiro, a preservação integral de maiores áreas naturais, o reconhecimento do património que representam as árvores seculares e monumentais, a delimitação de áreas de protecção a esses exemplares, a proibição do corte de árvores com idade desenvolvida para preservação do banco de sementes.

Proteger a floresta significa proteger e recuperar os solos e as linhas de água e o equilíbrio dos ecossistemas. Proteger e recuperar a floresta significa dar prioridade às espécies autóctones. Não confundir a exploração comercial de espécies florestais, uma monocultura de espécies de árvores geralmente importadas e exóticas com um ecossistema florestal genuíno. Uma floresta saudável e autêntica é um biótopo constituído por interacções complexas entre a fauna, a flora e outros organismos, onde constam árvores, arbustos, inúmeras outras plantas, mamíferos, aves, répteis, anfíbios e uma infinidades de animais invertebrados, todos eles em desenvolvimento harmónico e complementar.

Nós espécie humana necessitamos urgentemente de recuperar o sentido do nosso lugar num ecossistema planetário em interdependência, equilíbrio e harmonia. Possamos aprender com o que têm a ensinar-nos as nossas irmãs árvores.

Sem comentários: