quinta-feira, 3 de junho de 2010

Novos Círculos de Colheitas

A 22 de Maio apareceu um dos primeiros crop circles deste ano. E desde logo causou impacto não só junto de quem se dedica ao tema, como também na comunicação social e até na própria comunidade científica, que normalmente faz questão de se manter distante do tema.

Perto de Wilton Windmill, na zona de Wiltshire, Sudoeste de Inglaterra, conhecida por ser onde em cada estação aparecem dezenas de círculos e onde está situado Stonehenge, o novo círculo descreve no seu desenho concêntrico um código ASCII, (codificação de caracteres para computadores). A mensagem contida é a praticamente exacta expressão matemática da Equação de Euler, uma equação relativa à circulação dos fluídos.

A precisão da mensagem e a sua relação com a dita equação foi confirmada pelo Dr John Talbot, investigador no University College London. Ver The Independent.


Segundo o mesmo jornal esta nem sequer é a primeira vez que desenhos de círculos de colheitas foram associados a elementos da matemática. A fotografia de um círculo realizada em Julho de 2008 foi relacionada com os primeiros dez dígitos de Pi

Sem comentários: