terça-feira, 18 de agosto de 2009

Crop Circles (ou círculos das colheitas)


A temporada de 2009 dos Crop circles está prestes a terminar. Como sempre, o fenómeno encosta-nos à parede mestra do nosso racional científico! Ciência..., Edgar Alan Poe no seu soneto à ciência, canta-nos que sendo esta, filha do saber antigo, não se coibiu de destruir tudo em que tocou: os deuses, as ninfas e seres da natureza, até mesmo os nossos sonhos de Verão serão espezinhados face a tal perfídia!

Um investigador alemão do fenómeno paranormal disse algo como:" os crop circles são o único fenómeno, dito do paranormal, em que não é necessário ter poderes especiais, estados de transe,poderes mediúnicos, maquinaria complexa ou outras ferramentas para o testemunhar"; basta ir ao local e vivênciar, o resto simplesmente vem por deslumbramento ( ou não!)...Estar ali, e sentir na primeira pessoa algo que não deveria existir (a ciência relega este fenómeno, supostamente, para o cantinho dos embustes!) é uma profunda experiência, que se manifesta não só pelo que está no chão, mas, como continuum, nas atitudes e formas de estar de todos aqueles que se deslocam a tais locais.

Explicações..., existem tentativas, e para todos os gostos, mas possivelmente o mais importante não é entender mas aprender a sentir... Aparentemente na nossa dita sociedade industrializada ainda sobra um cantinho para o avassaladoramente acientífico!

Existem imensos sites para explorar, aqui vão alguns:


http://www.x-cosmos.it/cropcircles/ Base de dados internacional, constantemente actualizada.
http://www.silentcircle.co.uk/FRONT.2.html Site dedicado ao fenómeno no Reino Unido.
http://www.cropcircleconnector.com/interface2005.htm Reino Unido e internacional.
http://www.circlemakers.org/ Polémicos "fazedores" de círculos (mas com bom nível de imparcialidade).


Há mais coisas entre os Céus e a Terra do que aquilo que a Razão pode explicar!...Felizmente!...
Boas descobertas

Sem comentários: