quarta-feira, 22 de abril de 2009

Querem Despejar o Palco Oriental!

Igreja dá ordem de despejo ao Palco Oriental
Acórdão do STJ, decidiu atribuir o edifício onde está sediada a Associação Cultural Palco Oriental à Igreja de São Bartolomeu do Beato.

A Associação Cultural Palco Oriental, foi fundada em 21 de Janeiro de 1989, por artistas e grupos de teatro que já exerciam actividades desde Janeiro de 1979, no nosso espaço - Calçada do Duque de Lafões, 78 - Freguesia do Beato, Lisboa. Os grupos de teatro que estiveram na origem deste nascimento foram: Teatro “Os Patolas”, Máscara Teatro de Grupo e Triato do Biato.

Oficialmente o edifício é doado à Igreja em 1999. O seu doador foi a Associação de Serviço Social, que havia abandonado as instalações logo após o 25 de Abril de 1974. A esta Associação de Serviço Social não se lhe conhece qualquer actividade realizada após a revolução, nem nunca nos contactou a reivindicar a devolução do imóvel.

Desde 16 de Abril de 2001, que o processo movido contra a Associação Cultural Palco Oriental se encontrava nos tribunais. O Tribunal de 1ª Instância deu razão à Associação Cultural Palco Oriental ao atribuir-lhe o edifício, a Relação sentenciou que a "coisa" não estava ganha, e o Supremo, de forma justiceira acabou com um projecto cultural e artístico que resistia desde há mais de duas décadas. A Igreja recebe de bandeja um edifício onde nunca esteve nem aplicou um cêntimo.

A Associação Cultural Palco Oriental custeou obras, de largas dezenas de milhares de euros. Dezenas de pessoas que militantemente se dedicaram e investiram humana e materialmente durante tantos anos neste espaço para dotar culturalmente as populações da Zona Oriental de Lisboa, são assim despejadas.

A Associação Cultural Palco Oriental tem procurado ser desde a sua fundação uma referência viva na animação cultural da Zona Oriental de Lisboa, quer pela promoção de diversas actividades, quer pela manutenção do seu grupo de teatro, quer pela valorização de uma vivência cultural e comunitária que se enraíza nas tradições mais vincadas daquela que, talvez, tenha sido a zona mais industrializada da velha Lisboa.

Este carinho pelo teatro, traduziu-se em dar a possibilidade de acolhermos nas nossas instalações produções de outros grupos de teatro profissionais, pró-profissionais, amadores, universitários, que têm vindo a despontar entre os novos criadores no panorama teatral de Lisboa.

A Associação Cultural Palco Oriental, entidade artística sem fins lucrativos não pode, nem deve, depender de um esforço particular mas sim de um esforço colectivo, daí a necessidade de TODOS lutarmos pelo preservação da mesma.

Se está contra esta ordem de despejo, não fique quieto, defenda esta casa de arte e cultura, onde artistas que integram o Palco Oriental, estão há 30 anos.

Assine e reecaminhe a nossa petição on-line
http://www.petitiononline.com/palcoori/petition.html


Veja o nosso Blog
http://palcooriental.blogspot.com


Sem comentários: