sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ACÇÕES DE REFLORESTAÇÃO
Inverno 2010
Reserva da Faia Brava, Algodres,
Figueira de Castelo Rodrigo

*ActualizaçãO*
ADIADO
Fim-de-semana de 26,27 e 28 de Fevereiro
Por receio de que as piores previsões meteorológicas se possam confirmar e impossibilitam o trabalho de campo durante o próximo fim-de-semana escolhemos adiar por uma semana a acção prevista. Caso estejam interessados ainda há possibilidade de acolher mais algumas inscrições. Sejam rápidos.

NOVA DATA
Fim-de-semana de 5, 6 e 7 de Março

Fim-de-semana de 12, 13 e 14 de Março

O Colectivo Germinal e a Associação Transumância e Natureza vão continuar as actividades de reflorestação que temos desenvolvido na Reserva da Faia Brava.

O objectivo primeiro é o repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas, promovendo assim a recuperação destes ecossistemas. Haverá também a manutenção de um viveiro florestal e a recolha de sementes. As árvores utilizadas para os repovoamentos são autóctones, como carvalhos (sobreiros, azinheiras, roble, etc.) e freixos, entre outras. As áreas intervencionadas são propriedade da Associação Transumância e Natureza, estando portanto protegidas. Toda a área está inserida num projecto de criação de uma futura reserva natural. Estas acções têm por objectivo criar as condições necessárias para a recuperação de um ecossistema natural, onde espécies da fauna e flora autóctones possam sobreviver e prosperar.

Os acampamentos de voluntários realizam-se de Sexta a Domingo, sendo a Sexta-feira para recepção dos participantes. O ponto de encontro é junto à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. A partir daqui asseguramos transporte até ao local do Acampamento e regresso. Durante os três dias da reflorestação garantimos refeições veganas/vegetarianas confeccionadas no acampamento (Pequeno-almoço, Almoço e Jantar).Necessitas trazer tenda, saco-cama, o teu próprio prato, copo e talher, lanterna, termo, impermeável e roupa quente, botas ou galochas, instrumentos musicais, alegria e boas vibrações!!

Inscrições
Envia um e-mail para colectivogerminal@hotmail.com indicando o fim-de-semana em que pretendes participar, mais nome e telefone e aguarda a nossa confirmação. A Inscrição tem um valor de 3€ a pagar aquando da chegada ao local de acampamento. Indica também donde te deslocas e se podes dar ou procuras boleia que faremos os possíveis para facilitarmos as viagens.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Assembleia Geral de 2010



Foi no Sábado 23 que realizamos a Assembleia Geral deste ano que estamos a encetar. Uma assembleia animada participada, animada e bem disposta onde demos uma geral em volta do que foi a actividade do Germinal em 2009 e do que queremos que seja em 2010. Aprovámos dar continuidade aos projectos e objectivos ambiciosos do Plano de Actividades saído da AG de 2009, que se proponha só por si ser um plano com desenvolvimento pelos anos seguintes.

Mais concretamente:
Dinamizar e dar continuidade aos suportes de divulgação da nossa actividade na internet, que são aqueles que aparecem na barra lateral deste Blog. Realizar neste Inverno mais algumas acções de reflorestação cujas datas serão divulgadas em breve, após as confirmarmos com a ATN. Celebrar mais uma vez o Dia Internacional de Subir às Árvores. Propomo-nos realizar o Artes da Lua d’Outono a 8, 9 e 10 de Outubro de 2010.

E mais? Bom vão estando atentos aqui ao infoGerminal que logo vão aparecendo as novidades.


Projectos 1 - Educação Alternativa, Integral e Intuitiva



Provavelmente já repararam nos links novos aqui na barra do lado direito, mas para os distraídos queremos chamar a atenção para a rede educacaoalternativa.ning.com onde podemos partilhar informação, conhecimentos e opiniões acerca da educação, de alternativas aos métodos e sistemas pedagógicos, reflectir a nossa vontade em ver crianças (e adultos) íntegros, realizados e felizes.

Assim de repente, dêem um pulinho lá…

Projectos 2 - E se Nascêssemos outra vez

Igualmente podem visitar o blog senascessemosoutravez.blogspot.com que está associado à rede e claro é também dedicado às questões da educação - e da deseducação do muito que erradamente nos ensinaram.

Projectos 3 - Floresta Mater



E a acabar temos a Rede para a Promoção da Floresta Autóctone florestamater.ning.com, onde nos vamos organizando para as reflorestações, passando informação sobre a resistência à destruição da nossa Mãe-terra, dando a conhecer outras experiências e projectos.

E estórias, comentários, reflexões sobre a natureza, sobre o nosso papel enquanto espécie e indivíduos na nossa relação com os outros seres.