quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ACÇÕES DE REFLORESTAÇÃO
Outono 2009

Reserva da Faia Brava, Algodre
s, Figueira de Castelo Rodrigo

Fins-de-semana:
16, 17 e 18 de Outubro de 2009
23, 24 e 25 de Outubro de 2009

13, 14 e 15 de Novembro de 2009


O Colectivo Germinal e a Associação Transumância e Natureza organizam para este Outono três acções de reflorestação nas margens do rio Côa, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Vamos dar continuação ao trabalho de recuperação da àrea protegida da Reserva da Faia Brava, propriedade da ATN, com o repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas, promovendo assim a recuperação destes ecossistemas. Haverá também a manutenção de um viveiro florestal e a recolha de sementes.

As árvores utilizadas para os repovoamentos são autóctones, como carvalhos (sobreiros, azinheiras, roble, etc.) e freixos, entre outras. Estas acções têm por objectivo criar as condições necessárias para a recuperação de um ecossistema natural, onde espécies da fauna e flora autóctones possam sobreviver e prosperar.

Os acampamentos de voluntários realizam-se de Sexta a Domingo, sendo a Sexta-feira para recepção dos participantes. O ponto de encontro é junto à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. A partir daqui asseguramos transporte até ao local do acampamento e regresso.


Durante os três dias da reflorestação garantimos refeições veganas/vegetarianas confeccionadas no acampamento (Pequeno-almoço, Almoço e Jantar).


Necessitas trazer tenda, saco-cama, o teu próprio prato, copo e talher, lanterna, termo, impermeável e roupa quente, botas ou galochas, instrumentos musicais, alegria e boas vibrações!!


Inscrições
Envia um e-mail para colectivogerminal@hotmail.com indicando o fim-de-semana em que pretendes participar, mais nome e telefone e aguarda a nossa confirmação. A Inscrição tem um valor de 3€ a pagar aquando da chegada ao local de acampamento.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Círculos de Fogo

EQUINÓCIO DE OUTONO

Fogo nos corações
fogo na noite parceira do dia
fogo da vontade de fazer artes
de fazer o Artes da Lua d'Outono
de fazer o Artes de cada dia.
De Povolide onde nos encontramos esta noite com a Família do Artes, partilhamos convosco um agradecimento ao Universo: Pelas bençãos da arte, da luz, do amor, da alegria.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

WORKSHOP DE CASA DE BANHO DE COMPOSTAGEM


26 & 27 Setembro na Quinta Cabeça do Mato.




As casas de banho de compostagem são uma alternativa ecológica em que não é preciso usar água, evitando assim contribuir para a poluição dos recursos hídricos


Estes sistemas alternativos dão a oportunidade de repor os nutrientes na terra em vez de na água.

Junta-te a nós para um fim-de-semana de aprendizagem "como fazer uma casa de banho seca " com Jody de http://www.xandika.com/

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Equinócio do Outono em Sintra


Também em Sintra se vai celebrar o Equinócio. A Voando em Cynthia, associação cultural que organiza os Encontros de Alternativas de Sintra, tem dado uma continuidade à sua activida
de com uma Programação rica e atractiva. Deixamos aqui o cartaz e podem lincar para verem mais informação do que por lá se faz.




Anulado o concurso da travessia do IC 2 sobre o Choupal !

Fotografia: Rita Miranda

Foi anunciada pelo Governo e pela Estradas de Portugal a decisão de cancelar o concurso público da subconcessão Auto-Estradas do Centro, que incluía o novo traçado do IC2 que atravessaria a Mata Nacional do Choupal, em Coimbra.

Esta informação que nos enche de alegria só significa para já um adiamento, pois o concurso foi anulado na sequência do relatório do júri de avaliação das propostas, que recomendou a não adjudicação da obra face ao grande aumento dos preços propostos pelas empresas concorrentes (Mota-Engil e Edifer) na primeira fase e na proposta final.

A própria empresa Estradas de Portugal já fez saber que se mantém empenhada em abrir um novo concurso o que só acontecerá provavelmente depois das eleições legislativas, de 27 de Setembro.

A Plataforma do Choupal que se congratulou com a decisão, já avisou que não vai desmobilizar e promete continuar a lutar em tribunal pela impugnação da declaração de impacte ambiental que permitiu o início da obra, pois só com essa impugnação será interrompida de vez a construção do viaduto e a destruição de mais um espaço natural ameaçado pela febre rodoviária

POIS CONTEM COM O NOSSO APOIO !

Acampamento Vida Verde 2009

embora não vamos estar presentes por coincidir com as datas em que vamos estar em família a germinar o Artes do próximo ano não queremos deixar de divulgar o Vida Verde, o evento com mais tradições sobre ecologia cá no extremo ocidental da ibéria:


ACAMPAMENTO VIDA VERDE 2009
Encontro de práticas por uma vida natural, simples e sustentável

18, 19 e 20 de Setembro de 2009

Quinta da Parreirinha - Serra de Silves
(Algarve)


O que é o Vida Verde:
Vida Verde é um Encontro exclusivamente dedicado à partilha de práticas ecológicas, em que uma das finalidades é informar, sensibilizar e proporcionar a todos os participantes os conhecimentos e a sabedoria para viver uma vda mais Simples, Natural e Sustentável, que esteja em harmonia com a Natureza e com as pessoas.
A crescente instabilidade social e económica no planeta, cujas repercussões agravam severamente o ambiente, levam a que cada vez mais indivíduos e famílias comecem a procurar formas alternativas de vida que não sejam destrutivas e que, acima de tudo, sejam mais equilibradas, sustentáveis e justas, a nível ambiental e social.

Para saber todas as informações, visite o site:

http://vidaverde.eco-gaia.net/


sábado, 12 de setembro de 2009

Adiado o Artes da Lua d'Outono


OH ! Pois é…


Por várias razões não nos foi possível organizar o Artes 2009:

Muitas de nós estão a criar ninho, outras preparam-se para voos mais altos; uns fizeram outro caminho e outros querem continuar.


AH! Mas sim…

Vamos reunir o grupo de projecto em Povolide (Viseu) no Equinócio de Outono, entre 18 e 22 de Setembro para fechar este ciclo e iniciar outro.

Vamos dar continuidade a este projecto iniciando a preparação do Artes da Lua d’Outono para 2010.

Se pertences à família do Artes, se queres também participar contacta-nos!

artes@luadoutono.pegada.net


fotografia: António José