segunda-feira, 30 de março de 2009

Transportes - Públicos e amigos do Ambiente?

Para quem não está esclarecido sobre a verdadeira orientação da política de investimento do estado no sector dos transportes pode ver na edição do Público de hoje o bom trabalho realizado por Carlos Cipriano e Luísa Pinto. É o tema em destaque e surge nas páginas 2 e 3.

On-line o Público pode ser lido aqui: http://jornal.publico.clix.pt/



O Nosso Dia com as Árvores


Foi com grande animação que comemoramos na Mata do Choupal de Coimbra o Dia Internacional de Subir às Árvores. Ao longo de toda a tarde do passado Domingo decorreram actividades que envolveram muitas dezenas de pessoas.

Algo atrasados, ao ritmo domingueiro e acertando os relógios, fomos chegando, passeand
o pelas veredas da Mata e concentrando-nos na área central onde começamos por realizar uma sessão de Yoga do Riso muito apreciada também pelo público que desfrutava deste espaço de lazer da cidade.


Em seguida movemo-nos até perto da entrada sul onde foi lido um texto sobre as árvores e as florestas e a vontade de as preservar e cuidar. Depois só faltava mesmo o acto que nos tinha trazido ali: O contacto co
m as nossas irmãs árvores; o aproximar, sentir, abraçar e subir às árvores, o que foi feito individualmente, mas também utilizando equipamento de escalada que à última hora e por iniciativa do grupo vindo da Quinta do Castanheiro, tinha sido montado.

Infelizmente muitas das árvores com quem nos encontramos nesta data serão provavelmente mortas e sacrificadas pelo viaduto que ali vai ser construído em mais uma atitude de desrespeito pelo valor que tem a vida de outros seres para além dos humanos.

Já o sol se ia a pôr quando os últimos dos «subidores» abandonaram de coração dilatado e sorriso na face a Mata do Choupal, certamente com vontade de no próximo ano voltar a celebrar esta data.

MAIS FOTOS PODEM SER VISTAS (E PARTILHADAS) NA REDE DO DIA INTERNACIONAL DE SUBIR ÁS ÁRVORES

quarta-feira, 25 de março de 2009

27 de Março Dia Mundial do Teatro

COMEMORAÇÕES EM PENELA E COIMBRA

A Encerrado para Obras, vai comemorar o Dia Mundial do Teatro, que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 27 de Março com as seguintes actividades:

11h00 - RENOVAÇÃO DO PROTOCOLO ENTRE O MUNICÍPIO DE PENELA E A ENCERRADO PARA OBRAS - No decorrer desta cerimónia, que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penela, será apresentada a 28ª produção da companhia, o espectáculo QUESA-ME MUCHO, uma produção através da qual a companhia realiza uma incrível viagem ao Universo do Queijo.

17H00 - APRESENTAÇÃO DO ESPECTÁCULO CLONES E CLOWNS NO EXPLORATÓRIO - COIMBRA - 23ª produção da companhia, espectáculo alusivo à temática da clonagem desenvolvido em co-produção com o Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra.

22h00 - MÚSICA PARA SEM-ABRIGO ESPECTÁCULO PELA COMPANHIA MARIMBONDO NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE PENELA- Espectáculo integrado no projecto CENA ABERTA (projecto de acolhimento a companhias de Teatro Profissional promovido pela Encerrado para Obras com apoio da autarquia Penelense).


Porto.Ecologia na Cidade - 1 e 2 de Maio

"Facilitando sinergias entre pessoas e instituições, a AGIL desenvolve actividades para o desenvolvimento criativo, social e humano do indivíduo e do colectivo, promovendo a aprendizagem, a prática e a divulgação de soluções para um modo de vida harmonioso, em tolerância e liberdade. Muito nos agrada convidar-vos para a participação no evento “Porto. Ecologia na Cidade”, a decorrer na cidade do Porto durante os próximos dias 1 e 2 de Maio.

Com a realização do evento “Porto. Ecologia na Cidade” sem custos para o visitante, pretendemos oferecer dois dias diversificados de actividades à comunidade urbana portuense. As actividades surgem organizadas em formato de itinerário, um ciclo de workshops “Como é fazer..?” e com várias iniciativas a promoverem a aprendizagem, a prática e a divulgação de valores ecológicos, apresentando diferentes soluções para eco-facilitar a vida aos citadinos e eco-educar adultos, jovens e crianças, para fomentar a sustentabilidade do quotidiano urbano.

Planeamos realizar as actividades em espaços acolhedores como o Palácio de Cristal, Quintal, Centro Comercial Bombarda, Artes em Partes, Zoorb, Breyner 85, Casa do Ló e o Armazém do Chá, onde temos como objectivo apresentar aos visitantes mostras dos projectos e trabalho de associações ecológicas em actividade no Porto. O evento “Porto Ecologia na Cidade” contará ainda com exposições do trabalho de artistas plásticos, um jantar musical e tertúlias, para a discussão de soluções para o desafio de implementar hábitos ecológicos na actual experiência urbana."

O texto acima foi retirado do site http://agilnoporto.wordpress.com/.

O Programa do Porto.Ecologia na Cidade ainda está em construção.

Contacta a AGIL.PT pelos endereços electrónicos:

agil.ecologianacidade@gmail.com ou agilnoporto@gmail.com

UMA HORA É POUCO?


Então é melhor não a perdermos.


E permanecermos atentos a tudo o que podemos fazer 24h X 365 dias.


terça-feira, 24 de março de 2009

Dia Internacional de Subir às Árvores


29 de Março o Domingo em que as Árvores te esperam
A partir das 15 horas
Mata do Choupal
Entrada Principal
Coimbra


Onde quer que estejas, onde quer que as nossas irmãs árvores estejam, juntos fazemos um dia melhor.
Encontra uma árvore à tua medida e, com cuidado pelos dois, abraça-a, acarinha-a, sobe-a.
Dos ramos de uma árvore o mundo vê-se diferente, vê-se mais belo.

Vem partilhar esta tarde de festa connosco, reflectir um pouco a nossa integração entre o céu e a terra, entre o cimento e os espaços verdes.

Em Coimbra, na Entrada Principal da Mata do Choupal a partir das 15h

No Porto, 10h Jardim Botânico Começo do Passeio por algumas Árvores Monumentais da Cidade + 13h Picnic Vegetariano no Jardim das Virtudes+ Yoga do Riso + Oficina de Bicicletas

Ou onde quer que estejas, no jardim público, à porta de casa, no quintal teu ou do vizinho, escolhe a árvore a quem vais fazer companhia este dia. E depois podes ir a este sítio http://florestamater.ning.com inscrever-te, contar a história do teu dia e colocar as tuas fotos.

Organização em Coimbra: Colectivo Germinal
Organização no Porto: GAIA Porto

Mandala da Orágá

Foi este último fim-de-semana que a associação Orágá veio à Reserva da Faia Brava dar o seu contributo para a regeneração desta região numa actividade inserida no projecto Arte de Viver. E foram dois dias como a Faia Brava e as Hortas da Sabóia ainda não tinham visto com uma bela e grande família a trabalhar, a conviver, a brincar.

momento de esclarecimentos sobre as técnicas de plantio

E no final celebramos e festejamos a Orágá e sua passagem pelas margens do Côa com o desenho colectivo de uma mandala decorada com sementes e a semeadura da futura árvore da associação nos bosques protegidos da Faia Brava.

desenho colectivo da Mandala

PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2009


Da nossa história de sete anos de actividades o Colectivo Germinal guardou uma reserva própria de afectos, motivações, ideias e temas. Nos próximos dois anos queremos assumir essa nossa natureza e realiza-la. Dos pontos fundadores da nossa Plataforma Associativa – Protecção da Natureza, Ecologia Social, Acção Criativa, Intervenção Cultural – queremos fazer a nossa forma de estar, viver, sonhar, amar.

A nossa primeira resposta à crise do modelo social mercantilista, predador dos indivíduos, do ambiente, das relações pessoais e sociais, é crer que são realizáveis os nossos desejos, que imaginar e sonhar é já criar, e saber que enquanto pessoas e Colectivo Germinal manifestamos a consciência criativa e sanadora da Mãe-Terra e do Universo.

Para a realização da nossa visão, para a realização do projecto do Germinal consideramos que nos próximos dois anos será necessário construir o Colectivo com uma presença descentralizada, dando prioridade à cidade de Coimbra, multiplicando o número de associados, colaboradores e projectos. É com a atenção nesses objectivos que durante o próximo ano procuraremos realizar a totalidade ou dar inicio às seguintes acções:

Queremos organizar em torno dos órgãos sociais um núcleo que seja o coração do Germinal, que assegure a continuidade e a coordenação do trabalho associativo e obtenha a eficácia administrativa e fiscal. Que dê continuidade ao trabalho de divulgação e comunicação pela internet, eventualmente criando um site, edite um fanzine e meios de propaganda em papel, que realize materiais e acções de angariação de fundos, que dê ênfase ao recrutamento de mais associados.

Queremos ver progredir o Germinal pelo desenvolvimento dos Grupos de Projecto do Artes da Lua d’Outono e Floresta Mãe, que deverão receber o apoio que possamos transmitir. Igualmente sentimos que a nível colectivo temos necessidade de aprofundar ideias e conceitos acerca dos princípios, objectivos, motivações, métodos de intervenção e organização com que nos movemos, reflectindo sobre eles e tornando público o fruto dessa reflexão através da redacção de um manifesto do Germinal.

Queremos criar centros de actividade do Colectivo, promovendo a criação de um local em Coimbra, uma comunidade auto-sustentável, novos e diferentes locais para reflorestação.

Queremos continuar a manter a prática de agir em resposta a propostas e solicitações que nos sejam dirigidas, intervindo em debates, participando em acções, estando onde nos procurarem.

Presalves, Fevereiro de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009

Fotos da Faia Brava

Neste link o nosso amigo Abílio Vieira põe à nossa disposição as Fotos que tirou na última Reflorestação:

Gratos pela partilha!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Arte de Viver

O Projecto Arte de Viver, com quem o Colectivo Germinal está a colaborar, surge de um grupo de moças, mulheres, mães que sentem a necessidade de partilhar o sonho de uma educação pintada de arco-íris para a geração de Seres Livres. Este projecto tem lugar na cidade do Porto, num espaço partilhado com a recentemente criada Associação ORÁGÁ cujo objectivo é a educação formal e informal de crianças e jovens.

As temáticas das acções planeadas para este projecto estão integradas nos três pilares da sustentabilidade das comunidades: ambiente, saúde e social. Pretendem assim contribuir para a construção sustentável da comunidade, partilhando conhecimento e espaço com tod*s aquel*s que queiram participar.

Entre Março e Junho serão levadas a cabo treze acções, todas com entrada livre, a decorrer na sua maioria no espaço da Associação ORÁGÁ (Rua Antero de Quental, nº 53) mas algumas serão fora da cidade do Porto.

07/03 Trance drum circle na Praça Marquês de Pombal

08/03 Construção de instrumentos musicais a partir da reutilização de materiais - Jogos musicais

21e22 Reflorestação da mata portuguesa-Construção de mandalas com sementes, em colaboração com o Germinal

28/03 Criação de moda: Reciclagem de roupas antigas05/04 Prática de Yoga e Reiki

11/04 O papel da Mulher na sociedade: Humanização do parto

18/04 Prática de uma alimentação saudável, Reciclagem de comida

25e26 Cuidados de saúde através de ervas medicinais, Visita à comunidade Luzku Fuzku

09/05 Prática de Feng Shui e Radestesia

16e17 Permacultura urbana e compostagem - Visita à Quinta Cabeça do Mato

30/05 Reciclagem de materiais para construção de marionetas

31/05 Realização de uma performance teatral com as marionetas

13/06 Sessão de esclarecimento sobre o Programa Juventude em Acção Apresentação dos Ecoclubes

20/06 Como desenhar e estruturar um projecto.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Ecologia na Academia de Coimbra

Está já a decorrer a Semana Ecológica da Associação Académica de Coimbra que se prolongará até 14 de Março.Entre as diversas actividades programadas encontram-se saídas de campo (Serra da Lousã; Mata Nacional do Choupal); apresentação de filmes/documentários alusivos a várias temáticas acerca do meio ambiente; um workshop sobre vegetarianismo.

Destaque para um colóquio. Dia 11 de Março, às 16h30 seguido de debate, acerca dos Direitos dos Animais, com especial ênfase na realização de uma tourada na Garraiada da Queima das Fitas de Coimbra, em que estarão representadas várias associações nacionais dos direitos dos animais – Associação ANIMAL, Acção Animal, Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, Movimento Anti-touradas de Portugal; e uma tertúlia acerca da Ecologia Social dia 14 pelas 17h.


Para mais informações contactar o Grupo Ecológico da AAC


Palheta Bendita

Construção e Execução de Instrumentos Tradicionais em Santo Tirso
A Associação Cultural Tirsense organiza, uma vez mais, a quarta edição do Palheta Bendita, a 13, 14 e 15 de Março na Escola Secundária Tomaz Pelayo.
O evento abrirá na sexta-feira dia 13 de Março com uma “Jam Session” no Barmali, na praça Largo Coronel Baptista Coelho, no centro da cidade.
No sábado e domingo, dias 14 e 15, decorrerão oficinas de execução musical com Manuel Meirinhos, dos Galandum Galundaina, na flauta pastoril, Leonor Narciso no canto e adufe, e com Toni das Gaitas nas brincadeiras musicais circenses e na gaita-de-fole com o gaiteiro tirsense António Melro.
Simultaneamente decorrerá uma oficina de afinaç&atil de gaitas-de-fole (com a galega Maria Xosé Lopez, do mítico colectivo galego Múxicas) e a oficina “Imaginar com Pasta de Papel”, com Raquel Marques, direccionada a miúdos e graúdos.
Uma vez mais direccionado para a construção de instrumentos tradicionais, nos dias 14 e 15, os participantes terão a oportunidade de aprender a construir flautas da serra do Marão com o senhor Manuel Moinhos-Novos , agricultor, moleiro e pastor do concelho de Baião, e gaitas-de-fole em cana com Alberto Baptista, de Aveiro.
Uma mostra de instrumentos tradicionais com vários construtores do país (gaitas-de-fole, adufes do Paúl, aerofones, cordofones e percussões) estará patente durante todo o fim-de-semana e, no sábado dia 14, pelas 18h30m, decorrerá a palestra «História e Construção da Viola Dedilhada» com o Eng.º Joaquim Capela.
No mesmo dia à noite, na sede da Associação dos Amigos do Sanguinhedo, decorrerá um jantar convívio entre os participantes aberto a todos os que se queiram associar à festa que prometerá muita música.
Programa e informações em WWW.PALHETABENDITA.NET

Germinal na Faia Brava

Desta vez desforrámo-nos e fomos mesmo à Faia Brava para mais um fim-de-semana de acampamento e reflorestação.

No local um sobreiro com cerca de 500 anos!

1500 pés de árvores e muitas, muitas sementes de espécies autóctones foram plantadas pelos voluntários presentes. Além de nos permitirmos a desfrutar de nós e do lugar, sabemos que mais um passo foi dado na recuperação de uma àrea que sendo protegida e acarinhada pela Associação Transumância e Natureza, vai ficando cada vez mais no nosso coração. E voltaremos lá em breve em colaboração que envolve a associação Orágá.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Semear o Germinal

germinaleiro semeador

Conforme anunciamos antecipadamente decorreu há pouco mais de uma semana o primeiro Encontro do Germinal, e a Assembleia Geral de 2009 que a ele estava associada.

Durante dois dias dedicamo-nos com alguma atenção e tempo a reflectir sobre o que é este Colectivo, donde veio o Germinal e para onde a nossa comum visão nos conduz. Foi intenso, foi com intenção. O resultado foi uma equipa mais coesa para ocupar os órgãos sociais, e o Plano de Actividades mais debatido e ambicioso de sempre. Causa/efeito foi podermos saudar o número crescente de adesões de novos associados.

Mas este processo de reflexão não se pretende terminado aqui, antes procuraremos continuá-lo em conjunto através dos diversos meios de comunicação de que dispomos e pretendemos criar, para clarear ainda mais a nossa visão de que lugar ocupamos na realidade em que nos inserimos.

Nas actividades vamos continuar a ser a base de apoio da realização do Artes da Lua d’Outono e pôr todo o empenho no novo projecto Floresta Mãe que assume a actividade de protecção e promoção da floresta, o qual trará em breve mais iniciativas além da continuidade das acções de reflorestação. Novidade mesmo será o nosso empenho conjuntamente com o projecto Feijoeiro Mágico na criação de um espaço comunitário, onde a nossa visão permacultural e holística possa ganhar raízes, e seja vivida e experienciada.

Como de tanta conversa e teoria é bom que saiam resultados práticos ainda antes de nos separarmos fomos dar o primeiro impulso às sementes livres, soltando muitas centenas de pequenas irmãs num dos muitos e maltratados barrancos artificiais resultantes da febre construtora da sociedade humana.

o local

As Mulheres Voam Como os Anjos


As mulheres voam

como os anjos

Com as suas asas feitas

de cristal de rocha da memória


Disponíveis

para voar


soltas...


Maria Teresa Horta (Anjos Mulheres – VI)

A pretexto do Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de Março, a Encerrado para Obras promove uma festa que pretende celebrar o universo feminino, a criação e a vida.

Várias manifestações artísticas irão passar pelo palco do Clube Penelense Sábado, dia 7 Março, a partir das 22.00 horas.

Participam nesta festa mais de duas dezenas de artistas, entre amigos e colaboradores da companhia, provenientes dos quatro cantos do país, bem como alguns artistas residentes no concelho de Penela.

Através da música, da poesia, da performance, da improvisação, e do convívio, esta festa pretende reinventar o “Universo da Mulher”.


A entrada é livre e gratuita para miúdos e graúdos.

Artes da Lua d’Outono para 2009

Começou a preparação da edição do Artes da Lua d’Outono de 2009 com uma assembleia do Grupo de Projecto que decorreu nos fins de Fevereiro.

Para ver mais detalhes podem ir ao blog do Artes ele próprio.