quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

LETS Riqueza Verdadeira são as Relações

Como podem ver pela foto foi um público muito atento e numeroso aquele que participou no encontro sobre sistemas de moeda local, redes de trocas e mercados solidários, no passado Sábado 24 em Coimbra.

Podemos assistir ao filme Money is Debt, e ouvir com interesse os relatos de algumas experiências de economia solidária da Região Centro.

Resultado directo deste encontro foi a criação on-line da Rede de Economia Solidária e Sustentável que se pretende possa manter em contacto os interessados e dinamizar a Economia de Face Humana no território português.

Estão mesmo atentos? Oferecemos um prémio a quem descobrir o que a moça com o laço cor-de-rosa estava a fazer (responder em comentários)

sábado, 17 de janeiro de 2009

1 Milhão de Sementes para o Vale do Côa


No âmbito do projecto Bosques da Faia Brava, a Associação Transumância e Natureza desafia-o a passar dias diferentes, dedicados à conservação do bosque autóctone, através da iniciativa de voluntariado “1 Milhão de Sementes para o Vale do Côa”.

Com o apoio de voluntários, pretendemos recuperar e melhorar o coberto florestal de áreas que foram afectadas pelos incêndios, as principais linhas de água e zonas agrícolas abandonadas, contribuindo assim para a conservação do mosaico agro-florestal e das espécies florísticas e faunísticas que dele depende.

A grande meta desta iniciativa é recolher e semear 1 milhão de sementes de árvores autóctones nos próximos 5 anos, numa área de cerca de 500 ha, incluindo freixos, sobreiros, azinheiras, carvalhos negral e cerquinho, lodão bastardo e zelha. Inscreva-se já, as vagas são limitadas. Apoie-nos fazendo parte da nossa equipa!


Datas: 15 de Outubro 2008 a 15 de Março 2009 Local: Reserva da Faia Brava, Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo

Tarefas principais: Recolha de sementes, manutenção do viveiro florestal, plantação de árvores e sementes

Outras tarefas: Observação de aves, monitorização de fauna, manutenção de pombais, podas de azinheiras e sobreiros, percursos pedestres, gestão da manada de garranos

O número de participantes é limitado. Inscrições individuais ou de grupos disponíveis.

A ATN oferece alojamento em casa alugada, dependendo do período de participação (mínimo 1 semana) e disponibilidade de vagas.

Inscrições e pedidos de informação:
geral@atnatureza.org Telefones 271 313 915, 96 210 22 62 – Alice Gama

É indispensável trazer roupa e botas de trabalho confortáveis. E, claro, boa disposição e vontade de aprender!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Livre Sabor Livre

A EDP suspendeu as obras da barragem do Baixo Sabor

No Nordeste transmontano, devido a uma acção judicial interposta pela Plataforma Sabor Livre, um conjunto de organizações não-governamentais de protecção do ambiente.
A suspensão foi decretada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, que em 29 de Dezembro acatou uma providência cautelar contra a barragem, alegando que a autorização do Ministério do Ambiente para a obra – a declaração de impacte ambiental – já não é válida.

As obras foram efectivamente suspensas, logo no dia seguinte após a decisão judicial.

Os ambientalistas contestam a barragem, pelo impacto que terá numa área classificada como “sítio de importância comunitária”, ao abrigo de uma directiva europeia para a protecção de habitats e espécies. A Plataforma Sabor Livre contesta o argumento de que não havia alternativas de localização. “

"Afinal, logo após a aprovação, o Governo revelou os planos para a construção de dez alternativas”, diz a plataforma, num comunicado, referindo-se ao Plano Nacional de Barragens, que prevê dez novos empreendimentos hidroeléctricos no país, além do Sabor.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Saiu assim

No sorteio que realizámos para a campanha para conseguirmos material informático para o Germinal tiverem sorte os seguintes números:

1º prémio........nº74
Livro ............. não vendido!
2º prémio........nº10
Quadro do Lobo Duarte............. Zuraida
3º prémio........nº40
Camisola do Germinal ............. Dixas

As rifas vendidas para a campanha totalizam 66, o que prefaz um total de 132 germinais.

Reflorestação da Faia Brava

ACÇÕES DE REFLORESTAÇÃO
Inverno 2009

Reserva da Faia Brava, Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo

Fim-de-semana de 6, 7 e 8 de Fevereiro de 09
Fim-de-semana de 27, 28 de Fevereiro e 1 Março de 09

O Colectivo Germinal e a Associação Transumância e Natureza organizam duas acções de reflorestação nas margens do rio Côa, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. O objectivo primeiro é o repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas, promovendo assim a recuperação destes ecossistemas. Haverá também a manutenção de um viveiro florestal e a recolha de sementesAs árvores utilizadas para os repovoamentos são autóctones, como carvalhos (sobreiros, azinheiras, roble, etc.) e freixos, entre outras.

As áreas intervencionadas são propriedade da Associação Transumância e Natureza, estando portanto protegidas. Toda a área está inserida num projecto de criação de uma futura reserva natural. Estas acções têm por objectivo criar as condições necessárias para a recuperação de um ecossistema natural, onde espécies da fauna e flora autóctones possam sobreviver e prosperar.

As Hortas da Sabóia na Faia Brava

Os acampamentos de voluntários realizam-se de Sexta a Domingo, sendo a Sexta-feira para recepção dos participantes. O ponto de encontro é junto à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. A partir daqui asseguramos transporte até ao local do Acampamento e regresso. Durante os três dias da reflorestação garantimos refeições veganas/vegetarianas confeccionadas no acampamento (Pequeno-almoço, Almoço e Jantar).

Necessitas trazer tenda, saco-cama, o teu próprio prato, copo e talher, lanterna, termo, impermeável e roupa quente, botas ou galochas, instrumentos musicais, alegria e boas vibrações!!

Inscrições
Envia um e-mail para colectivogerminal@hotmail.com indicando o fim-de-semana em que pretendes participar, mais nome e telefone e aguarda a nossa confirmação. A Inscrição tem um valor de 3€ a pagar aquando da chegada ao local de acampamento.

Se não podes ou não queres participar nestas acções mas pretendes ser informado de próximas actividades, envia-nos um e-mail com teu contacto.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Encontro "LETS" "Mais Economia Solidária" em Coimbra

Queremos convidar-vos a virem connosco participar no encontro do próximo dia 24:

Redes de Trocas, Mercados Solidários, Bancos do Tempo, e Moeda Local …que diferença fazem? Encontro para discussão de exemplos e perspectivas emergentes e necessidades no sector da Economia Solidária na Região Centro de Portugal

Coimbra – Auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra, 24 de Janeiro de 2009 (Sábado)

Programa:
9h30 Filme: "O Dinheiro é Dívida" (dobrado em espanhol)
10h30 Intervalo
10h50 Apresentações e discussão
11h30 Intervalo
11h50 Apresentações e discussão
12h30 Encerramento

São bem-vindas apresentações formais (com ou sem multimédia) de exemplos ou experiências locais no domínio da Economia Solidária. (Estas não deverão exceder os 10 minutos.) Para participar, faça a sua inscrição (obrigatória e gratuita) até dia 17 de Janeiro:Envie uma mensagem de correio electrónico para o endereço joaovox@gmail.com ou sms para o 969 680 009, indicando o(s) nome(s), e se deseja fazer uma apresentação indique também o tema. Mais informação em: http://ecosol-beiras.blogspot.com/

Promotores

Projecto "Terras Altas – Cultura Permanente" http://permacultura-terras-altas.blogspot.com
Beira Serra Sustentável – Rede Local de Permacultura http://www.beira-serra-sustentavel.org
Ecoliving Portugal http://www.ecolivingportugal.org
Quinta da Cabeça do Mato http://quintacabecadomato.blogspot.com
Quinta dos Melros http://quintadosmelros.blogspot.com
Agricabaz http://agricabaz.blogspot.com/
Coisas do Vizinhohttp://coisasdovizinho.wordpress.com
Food for Britshttp://food4brits.com

Informação Relacionada

Fórum Brasileiro de Economia Solidáriahttp://www.fbes.org.br
reas - red de redes de economía alternativa y solidáriahttp://www.economiasolidaria.org
Red Latinoamericana de SocioEconomía Solidáriahttp://www.redlases.org.ar
Cidades em Transição / Transition Towns http://www.transitiontowns.org
Filme "Dinheiro é Dívida" Versões em Espanholhttp://video.google.com/videoplay?docid=6390521393868780179&ei=m-IlSf6yBY2A2wKuwKH3Bg&q=dinero+es+deudahttp://video.google.com/videoplay?docid=-233301379524855131&hl=pt-PT